28 janeiro, 2013

Holocausto Brasileiro

   Um  pensamento  me ocorreu, entre outros, ao me deparar sentada na mesa de um estabelecimento onde almoçava, com a tv ligada no canal do noticiário: A reportagem passando e as pessoas do lado de fora da telinha comentando alguma coisa sobre, almoçando, discutindo sobre outros assuntos, rindo e voltando a prestar a atenção na notícia, com uma matéria exclusiva que mostrava o "local da tragédia " por dentro. Então, o pensamento que me ocorreu foi : O que aquelas pessoas poderiam fazer além daquilo que ja estavam fazendo?!Creio que absolutamente nada. A vida segue.
   Mas deixando de lado o episódio do estabelecimento e atentando para ao que se falava na televisão podemos perceber o que a tragédia ocasionou: Várias matérias para tv, com reportagens que  mostravam até o local do acontecido por dentro, que provavelmente estava interditado para perícia; algumas declarações e justificações  do prefeito; o sofrimento alheio; o estado de coma em alguns jovens; a morte de outros; a esperança de recuperação de alguns queimados graves ( que meu pouco conhecimento na área na saúde me faz crer que dificilmente vão se recuperar totalmente).
     A tragédia a qual me refiro é aquela do Rio Grande do Sul, gerada pela irresponsabilidade dos donos da casa de shows, ja que deixaram de cumprir algumas medidas de segurança, visando apenas o lucro, e ignorando completamente e respeito pela vida, que deve ser protegida, acima de tudo, não importando se foram mais de 230 ou 2 pessoas mortas ja que a vida deve ser priorizada independentemente da quantidade de pessoas que morressem. 
   Outra questão é a seguinte: É certo que existe muita gente no Brasil extremamente solidária ao ocorrido, mas será que sempre será necessário um acontecimento desta dimensão para gerar o sentimento solidário e altruísta do ser humano da sociedade capitalista?!
   Além destas perguntas, ainda sem respostas, fica uma grande expectativa  diante da única coisa que pode ser feita pra amenizar um pouco o acontecido: Visto a competência da justiça brasileira, será que os responsáveis da tragédia serão punidos devidamente?

por Aline Candido 

Nenhum comentário:

Postar um comentário